INTERNET
Governabilidade da internet: o que você tem a ver com isso?
Carlos Castilho, Observatório da Imprensa
Este é o tipo do assunto que, provavelmente, será considerado esotérico por muitos leitores aqui do Código Aberto, porque não trata nem da corrupção em Brasília, nem da violência em São Paulo e muito menos de novelas, drogas e futebol.
Mas hoje eu vou correr o risco de contrariar a regra para discutir com vocês um tema que afeta o futuro de nossa existência com cidadãos digitais, sobre o qual vão ser tomadas decisões cruciais a respeito das quais 95% da população mundial não têm a mínima ideia.
O que estará em jogo é a forma como a internet será governada, o que tem tudo a ver com as facilidades que teremos ou não, com a liberdade de opinião e de iniciativas, com o quanto pagaremos para ter acesso às facilidades digitais — só para citar alguns elementos mais notórios.
Como a internet é hoje uma ferramenta essencial nos negócios digitais que estão por toda a parte, toda a economia mundial será afetada pelas decisões que vierem a ser tomadas na Conferência Mundial da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que começou na segunda-feira (3/12) em Dubai (Emirados Árabes) e vai até o dia 14 de dezembro.
A conferência pretende revisar os códigos internacionais de telecomunicações vigentes desde 1988, quando a internet ainda era um sonho de cientistas e visionários.
Muito pouco se sabe sobre quais são as propostas em jogo, mas segundo informações recolhidas pelo especialista norte-americano Dan Gillmor e publicadas no jornal inglês The Guardian, o mais provável é que os 193 delegados usem a mesma estrutura dos códigos aprovados há 25 anos, quando as telecomunicações eram dominados pelo telefone, telex, rádio e televisão.
Caso isso se confirme, as resoluções estarão em sincronia com a idade média dos participantes, a maioria dos quais ainda considera o computador como uma máquina de escrever sofisticada.
Mas o que mais preocupa é a falta de transparência nas discussões prévias e a cobertura burocrática que a maior parte da imprensa mundial dedica ao evento.
Leia a íntegra em Governabilidade da internet: o que você tem a ver com isso?
Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/12/07/governabilidade-da-internet-que-voce-tem-ver-com-isso-478037.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário